Minha profissão...

1 de junho de 2011

Fim de Semana no Alqueva

Desaparecida??? Sim... um pouco! A razão é trabalho e pouca vontade para ocupar os meus tempos livros a escrever. Optei por me divertir um pouco. Como tal escolhi a Casa Saramago, em Reguengos, Alentejo.
Pela primeira vez usei o chamado turismo rural e digo-vos... ADOREI! Tinhamos um programa feito para dois dias e apesar do calor que já se fazia sentir, foi de tal modo intenso que aconselho mesmo a quem queira, a fazer este tipo de turismo. Ficamos na Casa de Saramago... uma aventura para a descobrir. Foi fácil chegar a Reguengos... a final é só seguir as tabuletas mas dar com esta casa... ai sim! Uma aventura. Por mais que eu pergunta-se a resposta era... é já ali. E o ali eram cerca de 14 km. Mas garanto-vos que ri muito e que foi divertido. Andei por estradas de terra, zonas que nunca imaginei existirem e as pessoas a quem perguntava estavam sempre bem disposta e prontas a ajudar, embora a distancia que diziam era bem diferente daquela que tive que fazer.
Chegamos já tarde mas aquela piscina que esta Casa tinha desafiava-nos contudo deixamos para sábado. O pequeno almoço foi bem alentejano e muito bom. Requeijão com marmelada e doce de tomate acompanhado com pão alentejano e um café forte. Uma delicia.
Passamos a manhã a visistar Reguegos de Monsaraz. Uma pequena aldeira dentro de uma muralha de pedra e com vista para o Lago de Alqueva. Foram várias as fotografias de casinhas de pedra e de vistas da planice Alentejana que tirei.
Almoço farto mas não muito Alentejano... Bacalhau no Forno. Este não gostei lá muito mas já a sobremesa adorei. O restaurante (Lagar Sem Fim) é muito bonito. Restaurado de um lagar azeite antigo e aproveitado para restaurante.
Seguiu-se uma rápida visita a uma adega CARMIM. A explicação ficou ao cargo de um estagiário mas já muito competente na sua tarefa. Ficou aprovadissimo por nós. Para quase terminar o dia, faltava o passeio de barco pelo lago Alqueveda. Foi feito no chamado barco Sem Fim em que o Donald patinho, recebeu-nos e acompanhou-nos na viagem de 2 horas, com direito a uma bucha alentejana de pão, queijo, chouriço e bebidas. Com o dia a acabar, o regresso foi bem mais calmo até à Casa Saramago... domingo, era o dia de regresso pelo que convinha descansar bastante. Ainda deu para visitar e comprar loiça alentejana na região de São Pedro Corval, onde quase porta sim porta sim, se encontrava casinhas de artesanato. Lindas!! E pronto, de modo geral foi assim que passei um fim de semana. Mas mais irei passar e mais irei contar.
O cozinhar também anda a ser feito mas ando mais numa de sopas. Razão? Bem preciso de perder uns quilinhos ou estou feita para o Verão.
Reguengo de Mosaraz


Casa Saramago

Reguengos Monsaraz

Comandante Barco Sem Fim

Restaurante Lagar Sem Fim

Restaurante Lagar Sem Fim

Cooperativa Carmim


Barco Sem Fim

Lagoa do Alqueva

Lagoa do Alqueva
Reguengos de Monsaraz

2 comentários:

  1. Bem bonito... podes crer. E parecia um daqueles fins de semana sem fim. Soube-me mta bem e a pouco. Já tenho saudades, já vistes?
    Jokinhas

    ResponderEliminar