Minha profissão...

22 de junho de 2011

Torta de Laranja com recheio de laranja amarga com amendoa picada

Acreditem ou não mas foi a minha primeira torta. Nunca tinha feito uma e até que ficou bem direitinha, apesar de se chamar torta, não?!
Torta de Laranja com recheio de doce laranja amarga e amendoa
Ingredientes:
8 ovos
300 g açúcar
150 g farinha
2 copos de sumo de laranja natural
2 limões (raspa grossa)
1 colher chá fermento Royal
Doce laranja amarga (marca Pingo Doce)
Amendoa lascada q.b.

Num recipiente fundo começa-se por separar as gemas das claras e com uma pitada de sal, para ajudar a levantar as claras, bate-se até ficar em castelo.
Noutro recipiente bate-se as gemas com o açúcar até ficar um creme branco e fofinho. Acrescenta-se o sumo e a raspa grossa dos 2 limões. Bate-se por mais uns minutos e até ficar tudo misturado. Adiciona-se alternadamente a farinha com o fermento já incluído (peneirada primeiro) com as claras até estarem estes ingredientes gastos. Reserva-se.
Entretanto forra-se um tabuleiro com manteiga sobre a qual se irá colocar uma folha de papel manteiga. Volta-se a forrar com manteiga e com farinha. Retira-se o excesso.
Coloca-se a massa do bolo por cima e leva-se ao forno médio até cozer. Faz-se o teste do palito e se estiver cozida retira-se de imediato e coloca-se sobre um paninho limpo e salpicado com açúcar. Com muito cuidado ( e esta foi a parte mais engraçada) coloca-se o doce de laranja e as amendoas lascadas e enrola-se a torta com muito jeitinho e cuidado. Ficou assim...

Aqui está uma pequena amostra da nossa produção de ginjas. Nunca pensei que era tão chato apanhá-las mas eram boas e bastante saborosas. Estou a pensar fazer um doce de ginja. Depois digo como correu.

4 comentários:

  1. A torta está linda, mesmo perfeita, parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Essa torta parece deliciosa. Me diz uma coisa que frutinhas são essas, eu não conheço por esse nome?

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Ai que tentação de torta!! :D Adorei. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Obrigada amigos. Realmene saiu-me bem. Nunca tinha feito uma. A coisa mais parecida que fiz foi fazer um rolo de carne que enrolei de modo equivalente. As frutas são chamadas de ginjas. São muito semelhantes as cerejas, tanto a cor, formato e sabor. A diferença é no sabor e na forma da arvore. A gingeira tem folhas mais longas e estreitas. São muito usadas para fazer uma bebida alcolica chamada de ginginha! Este é feita com base em açúcar, aguardente e a fruta. Para quem gosta é um excelente licor... podem crer. Mas também servem para fazer doces. Espero ter dado um cheirinho do que é. Jokas
    Annie

    ResponderEliminar