Minha profissão...

27 de setembro de 2011

Marmelada.... feita por mim!! Primeira vez....

Pois é... deu-me para fazer marmelada pela primeira vez na minha vida.
Certo e sabido que iria dar-me algum trabalho e a ignorancia até que é um bom incentivo. Pelo menos não sabia o trabalhão que dá fazer à moda antiga. Descascar marmelos é para loucos mesmo mas passei então uma "divertida" tarde de sábado a fazer a dita gulosice!!
Marmelada caseira
Ingredientes:
3.5 kg de massa marmelo cozido (aqui é que foi a dita trabalheira, porque foram precisos descascar, limpar, colocar em água com limão para não escurecerem e coze-los. Desfaze-los depois de arrefecerem um pouco com um garfo até ficarem em massa, pesar e resistir à vontade de comer mas é à colherada)
1.2 kg de açúcar
1 raspinha de limão
0.5 litro de água de cozedura de marmelo

Num tacho grande (eu usei um bem largo e de ferro, pois preserva mais o calor e a temperatura é mais certa) coloca-se a água de cozedura e o açúcar de uma só vez. Mexe-se bem. Entretanto vai-se preparando a massa com a dita calma, porque honestamente é bem trabalhoso e chato. Assim que o açúcar atingir ponto estrada (vê-se com um bocadinho do liquido colocado num prato e ao frigorifico cerca de 3 minutos. Ao fim do qual com o dedo traça-se uma linha que se deverá manter sem fechar. Este é pois o ponto estrada). Assim que existir este ponto desliga-se o lume e deixa-se arrefecer por umas boas 4 horas. Coloca-se depois em taças  previamente lavadas e secas. Alisa-se um pouco e pronto. Eis a dita marmelada que eu adoro mas que até esta altura, nunca tinha feito nem imaginado, o trabalhão que dava à minha mãe. Esta quantidade deu-me para 5 tigelas. Não esta mal...

5 comentários:

  1. Hoje também coloquei um post de marmelada, mas eu faço na Bimby, é bem mais fácil!

    ResponderEliminar
  2. Coincidencias!!!
    Mas eu não tenho bimby! Teve mesmo de ser à antiga. Mas com a Bimby não tens de descascar e cozer os marmelos na mesma?
    A.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ficou linda a tua marmelada o que fez valer a pena todo o trabalho,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  4. Gosto mas ainda não me deu para fazer... bom aspecto tem a tua... vou buscar o pão e já volto!! bjks

    ResponderEliminar
  5. uma maravilha adoro marmelada....bjokitass

    ResponderEliminar