Minha profissão...

19 de dezembro de 2011

Cataplana de Raia com Camarões

Almoço de domingo: Peixe! Pois... eu até gosto mesmo muito de peixe e então raia.... nhaanhaa. O meu favorito! Precisava algo especial e com molhinho por forma a ter motivos para beber uma garrafinha de vinho especial. Lembrei-me de Cataplana porque para além do molho que tem é fácil de fazer e numa horinha está tudo pronto o que é excelente tendo em conta que passei a manhã a fazer compras de Natal. Odeio ter deixado as coisas para o fim mas este ano calhou e então para além de grandes confusões apanho sempre com excesso de pessoas, falta de paciência de muitos, muitas asneiras ou palavras menos bem ditas e ausencia quase total de locais de estacionamento para o meu carro.
Cataplana de Raia com Camarões
Ingredientes:
6 postas de raia
5 batatas médias
1/2 choruriço de carne
15 camarões médios
2 tomates em conserva
1 cebola
oregãos
sal, salsa, coentros, alho em pó, pimenta q.b.
1 colher sopa de massa de pimentão vermelho
azeite q.b.



Numa cataplana coloca-se no fundo azeite para aquecer, corta-se a cebola em rodelas grossas e coloca-se imediatamente em cima do azeite. A segunda camada será de batatas em rodelas grossas e mais uma camadinha de peixe raia. Eu dividi bem pondo 3 postas de raia na primeira camada e 2 na segunda, pûs mais uns camarões. Por fim tomate picado, as ervas (coentros, salsa e oregãos), as rodelas de chouriço e a massa de pimentão. Rega-se com a água e o vinho branco e vai ao lume a cozinhar (no meu caso foi em lume forte mas aconselho em lume bem brando para não se pegar). Servi bem quentinho porque o tempo estava frio com um bom vinho. A sobremesa fiz as minhas maçãs assadas com canela e molho de limão. O café teve direito a bolinho e um bombom. Escusado será dizer que depois não fiz mais nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário