Minha profissão...

30 de dezembro de 2011

Filhoses de Abobora

Foi a primeira vez que fiz e posso dizer que dão trabalho mas só a fritar. Fiz estes para manter a tradição de existirem na mesa de Natal. Não gosto muito deste tipo de doces mas o meu pai é doidinho por eles e então cá estão eles.
Filhoses de Abóbora
Ingredientes:
Abobora (usei metade de uma abobora média) com cerca 2kg, cozida, escorrida e desfiada
Açúcar (2 chávenas de chá cheias)
3 ovos
6 chávenas de farinha
sumo de 1 laranja
1 pacotinho de fermento padeiro


Depois de cozida, escorrida e desfiada (usei um garfo para a desfazer) junta-se o açúcar e mexe-se bem. Entretanto desfaz-se o fermento padeiro em pó num copo de sumo que se vai adicionar a mistura de abobora. Mexe-se bem com uma varinha em aros (a minha é manual). Em seguida junta-se a farinha e os ovos, com cuidado e um de cada vez. Bate-se com a varinha muito bem de maneira a obter um creme uniforme. Deixa-se a levedar cerca de 6 horas. Findo o tempo e num tacho com óleo quente junta-se colheradas de sopa de massa que vai fritar. Quando se deita a massa no óleo ela vai ao fundo. Não se assustem (é que eu pensei logo que iria ficar sempre no fundo do tacho e sairia uma porcaria) porque a massa vai subir e depois é só deixar cozer e ir virando para ganhar cor de ambos os lados. Ainda em quente polvilha-se com açúcar granulado e canela.

2 comentários:

  1. Votos de um Ano Novo cheio das maiores felicidades e muita saúde.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada miga! Acho que pelo modo que este ano já começou acho que vou mesmo precisar desses votos. Para ti e para os teus tudo de bom e muita felicidade e alegria. Jokinhas

    ResponderEliminar