Minha profissão...

31 de dezembro de 2011

Bolo Natal

 Este foi o bolinho de Natal que decidi fazer. O sabor estava divinal e o aspecto?! Bem podia ter sido melhor mas já estava cansada de preparar todos os doces e ficou assim. Que me dizem? Na realidade aproveitei quase todas os restos de frutos secos que tinham sobrado da preparação do dito bolo de Rei.
Bolo Natal
Ingredientes:
300 g Abobora descascada e cozida já
2 ovos
2 chávenas de chá farinha
3 colheres (chá) de canela em pó
2 chávena chá de açucar amarelo
1 colher (chá) de sal 1 chávena de óleo girassol 
1  cálice de vinho do Porto 1 cháveena (chá) de nozes picadas grosseiramente
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 chávena (chá) de uvas passas pretas, sem sementes
1 colher (chá) de fermento em pó
 
Simplesmente misturar tudo e com a batedeira bater muito bem até criar bolhinhas. Eu ainda adicionei um pouco mais de farinha porque ficou um pouco liquida. Unta-se uma forma de buraco muito bem e coloca-se a mistura. Vai ao forno até cozer (teste seco do palito) e depois de frio decora-se. Eu aproveitei o facto de ter comprado 1 kg  de glacê já pronto (um exagero que fiz por causa de umas bolachinhas de Natal que me deu para experimentar e então sobrou imenso. Deviam vender em saquinhos com menos quantidades, mas enfim. Fiz um glacê usando apenas brande e um pouco de sumo de limão) cobri o bolinho e enfeitei assim...

30 de dezembro de 2011

Filhoses de Abobora

Foi a primeira vez que fiz e posso dizer que dão trabalho mas só a fritar. Fiz estes para manter a tradição de existirem na mesa de Natal. Não gosto muito deste tipo de doces mas o meu pai é doidinho por eles e então cá estão eles.
Filhoses de Abóbora
Ingredientes:
Abobora (usei metade de uma abobora média) com cerca 2kg, cozida, escorrida e desfiada
Açúcar (2 chávenas de chá cheias)
3 ovos
6 chávenas de farinha
sumo de 1 laranja
1 pacotinho de fermento padeiro


Depois de cozida, escorrida e desfiada (usei um garfo para a desfazer) junta-se o açúcar e mexe-se bem. Entretanto desfaz-se o fermento padeiro em pó num copo de sumo que se vai adicionar a mistura de abobora. Mexe-se bem com uma varinha em aros (a minha é manual). Em seguida junta-se a farinha e os ovos, com cuidado e um de cada vez. Bate-se com a varinha muito bem de maneira a obter um creme uniforme. Deixa-se a levedar cerca de 6 horas. Findo o tempo e num tacho com óleo quente junta-se colheradas de sopa de massa que vai fritar. Quando se deita a massa no óleo ela vai ao fundo. Não se assustem (é que eu pensei logo que iria ficar sempre no fundo do tacho e sairia uma porcaria) porque a massa vai subir e depois é só deixar cozer e ir virando para ganhar cor de ambos os lados. Ainda em quente polvilha-se com açúcar granulado e canela.

29 de dezembro de 2011

Sopa de Abóbora com Alho Francês


Sopa de Abobora com Alho Frances
Sopinha!! Não sou nada fan de sopas... nem sei porque mas faço mesmo um sacrificio para as comer mas como e nem reclamo muito. Além de ser uma boa fonte de vitaminas acompanha sempre bem com qualquer coisa. E ás vezes é mesmo isso que se janta... sopa e mais qualquer coisita. Desta vez os produtos são mesmo da horta do meu pai pelo que nada de produtos quimicos envolvidos. Apenas sol, água e muito carinho.

Ingredientes:
2 batatas
1 alho frances grande
1 cenoura
1/4 abobora laranjinha por dentro
azeite e sal, q.b.
salsa q.b.
água em quantidade suficiente

Nums panela para 4 pessoas coloca-se para cozer batata, salsa, cenoura, abobora e água. Quando os legumes estiverem cozidos retira-se do lume e pega-se na varinha mágica e desfazem-se em puré. Leva-se novamente ao lume. Assim que levantar fervura acrescenta-se o alho francês as rodelas finas. Mexe-se bem. Tempera-se com sal e azeite suficiente. Deixa-se cozinhar e pôem-se sal ao gosto. Quando pronta coloca-se nas tigelinhas de servir um pouco mais de salsa picada, já que é uma boa fonte de ferro e vitamina C.

Arroz Doce de Amendoa

Quase todos nós sabemos fazer o dito arroz doce. Aliás eu até tenho uma aposta com um dos meus administradores sobre este assunto... claro, que cada um vai dizer que faz o melhor arroz doce de Portugal mas ehhheeeehhh, sou mesmo eu que faço o melhor de todos. Se não vejam este. De variante o pó de amendoa que coloquei. As quantidades são um pouco a olho mas são mais ou menos as seguintes. 
Arroz Doce de Amendoa
 Ingredientes:
2 chávenas de chá de arroz rissoto
4 chávenas de água fria
2 limões (casca)
1 litro de leite (ou um pouco mais para quem como eu gosta de mais cremoso)
1 pau de canela
12 colheres de sopa de açúcar amarelo (para além de ser mais doce, confere logo um tom amarelado muito bonito)
2 colheres sopa de manteiga
6 colheres sopa de pó de amendoa

Num tacho grande coloca-se o arroz, a água, casca dos limões, pau de canela, sal e a manteiga. Leva-se ao lume até o arroz cozer. Se houver necessidade coloca-se um pouco mais de água quente para cozinhar. O objectivo é que ele fique cozido mas também com algum liquido da cozedura. Em seguida junta-se o leite e deixa-se cozinhar bem. Perto do fim coloca-se o açúcar e o pó de amendoa. Mexe-se com cuidado e sempre de cima para baixo. Após estar quase cozinhado retira-se o pau de canela e as cascas de limão. Coloca-se em tacinhas e pulvilha-se com canela. Eu faço assim porque não consigo fazer com jeito as decorações no topo das tacinhas. Coisas, né?! O que conta para mim é o sabor a amendoa e limão para além do facto de estar mesmo cremoso.

28 de dezembro de 2011

Bolo Rei - Natal 2011

Espero que tenham tido um Bom Natal com muita paz e saúde. Este são os meus votos sinceros para todas vós.

Resolvi colocar aqui o meu bolo de rei, feito por mim e com muitos frutos secos. A receita já anda por aqui pelo que vou descartar-me de a colocar de novo. Ficou assim! :-)

Jokas

Bolo Rei - Natal 2011

19 de dezembro de 2011

Cataplana de Raia com Camarões

Almoço de domingo: Peixe! Pois... eu até gosto mesmo muito de peixe e então raia.... nhaanhaa. O meu favorito! Precisava algo especial e com molhinho por forma a ter motivos para beber uma garrafinha de vinho especial. Lembrei-me de Cataplana porque para além do molho que tem é fácil de fazer e numa horinha está tudo pronto o que é excelente tendo em conta que passei a manhã a fazer compras de Natal. Odeio ter deixado as coisas para o fim mas este ano calhou e então para além de grandes confusões apanho sempre com excesso de pessoas, falta de paciência de muitos, muitas asneiras ou palavras menos bem ditas e ausencia quase total de locais de estacionamento para o meu carro.
Cataplana de Raia com Camarões
Ingredientes:
6 postas de raia
5 batatas médias
1/2 choruriço de carne
15 camarões médios
2 tomates em conserva
1 cebola
oregãos
sal, salsa, coentros, alho em pó, pimenta q.b.
1 colher sopa de massa de pimentão vermelho
azeite q.b.



Numa cataplana coloca-se no fundo azeite para aquecer, corta-se a cebola em rodelas grossas e coloca-se imediatamente em cima do azeite. A segunda camada será de batatas em rodelas grossas e mais uma camadinha de peixe raia. Eu dividi bem pondo 3 postas de raia na primeira camada e 2 na segunda, pûs mais uns camarões. Por fim tomate picado, as ervas (coentros, salsa e oregãos), as rodelas de chouriço e a massa de pimentão. Rega-se com a água e o vinho branco e vai ao lume a cozinhar (no meu caso foi em lume forte mas aconselho em lume bem brando para não se pegar). Servi bem quentinho porque o tempo estava frio com um bom vinho. A sobremesa fiz as minhas maçãs assadas com canela e molho de limão. O café teve direito a bolinho e um bombom. Escusado será dizer que depois não fiz mais nada.

18 de dezembro de 2011

Arroz Chau-Chau no Wok

Fiz isto porque não tinha tirado nada para descongelar... então abrindo o armário das latinhas apanhei uma lata de salsichas (comprei mesmo da Sicasal, é preciso ajudar esta empresa portuguesa a reerguer-se após um incendio que deu cabo da sua fábrica, e que apesar de tudo conseguiu restabelecer a sua produção, sem despedir ninguém e sem acabar com a sua produção. Só tenho é orgulho em pessoas assim, mesmo com grandes adversidades conseguiram levantar os olhos e meter as mãos no trabalho).
Arroz Chau-Chau
Ingredientes:
1 lata de salsichas Sicasal
1 latinha pequena de milho doce
1 chávena de chá de ervilhas congeladas
3 ovos mexidos
50 g bacon picado
1 cenoura grande as cubinhos
salsa picada
sal, pimenta e alho em pó q.b.
2 chávenas de chá de arroz
azeite q.b.
caldo legumes knorr natura
4 copos de água morna misturadas com 2 colheres sopa de vinho de tinto

Num Wok coloca-se o azeite (a tapar o fundo) e leva-se a ferver. Quando estiver quente junta-se as ervilhas, milho e a cenoura picada. Deixa-se cozinhar adicionando um pouco de água se for necessário. Em seguida junta-se as salsichas cortadas em rodelas e o bacon picadinho. Deixa-se fritar um pouco. Acrescenta-se o arroz e deixa-se fritar um pouco sem acrescentar liquidos. Mexe-se de quando em quando. Em seguida adiciona-se os liquidos. Acrescenta-se a salsa, caldo knorr e tempera-se com sal, pimenta e alho em pó. Quando o arroz estiver quase pronto adiciona-se os ovos mexidos cortados em tirinhas. E pronto... um prato simples e nada caro. Experimentem... fica bom!
É preciso reinventar as prendas de Natal com isto da crise... eu honestamente prefiro ser eu mesma a fazer algumas das prendas de Natal. São mesmo pessoais e pensadas para cada amigo ou familiar. Desta vez aproveitei o facto de ter algum azeite produzido com azeitonas de casa dos meus pais e algumas ervas frescas que existem na zona do Ribatejo... digo ervas como alecrim, oregãos e hortelã. Comprei umas garrafinhas e aproveitei um tubo onde vinha o papel celofame e que era o mais parecido com papel pardo, onde antigamente se embrulhava as postas de bacalhau e com lápis de cor, deu para escrever a legenda para acompanhar a garrafinha de azeite e com uns lacinhos e saquinhos ficou assim...

17 de dezembro de 2011

Cápsulas para Máquinas de Café

Ao principio não queria acreditar na existência desta alternativa as expendiosas cápsulas da Nespresso. Para além de ter que ir à loja em Lisboa dou com uma loja altamente elitista, tenho de esperar sempre montes de tempo e o preço que se paga nem sempre é compensado pela qualidade do sabor. Quase sempre sabem ao mesmo embora tenham nome diferentes, cores de cápsulas diferentes e caixinhas diferentes.
Tinha usado a técnica de aproveitar as cápsulas que já tinha usado e colocava pelo menos duas vezes mais café, qualquer marca servia e cobria as cápsulas com papel de aluminio. Mas não duravam muito também e depois a capsula ao fim de um tempo ficava fraquinha e adquiria um cheiro que não me convencia muito. Com estas questões enfiadas na minha cabeça e com o facto de ter sido uma oferta, a máquina da Nespresso... procurei soluções que foram respondidas com este site http://www.artesk.com/pt/capsulas.html . Lá encontrei as cápsulas compativeis para a minha máquina e melhor, posso usar o café ou chá que me apetecer. E digo-vos, resulta na perfeição e o café sai muito saboroso e com muita espuma. Tal como eu gosto.
Pesquisem este site e experimentem... eu aprovei!

Bochechas Estufadas

Gosto do sabor das bochechas de porco. Então fiz umas para o jantar do dia 15 de Dezembro. Aproveitei umas cenouras que tinha lá no meu frigorifico. Acompanhei com uma mistura de batatas normais com batatas doces fritas. Primeiro tempera-se as bochechas com um pouco de sal, pimenta, alho em pó, colorau, azeite e vinho branco. Deixa-se a marinar por cerca de 5 horas. Penso que este tempo foi o suficiente para retirar o sabor a porco.
Bochechas Estufadas
Ingredientes:
6 bochechas de porco
250 g de ervilhas congeladas
75 g bacon aos cubinhos
2 cenouras
1/2 lata de tomate em conserva
1 cebola média
azeite q.b.
sal, pimenta, alho em pó, colorau q.b.

Num tacho grande coloca-se a fritar a cebola em laminas com o azeite. Em seguida colocam-se as bochechas para fritar um pouco e o bacon. Em seguida junta-se o liquido da marina e mexe-se bem. Deixa-se cozinhar o tempo suficiente para ficarem tenrinhas. Em seguida junta-se as ervilhas e as cenouras as rodelas finas. Mexe-se bem e tapa-se o tacho para cozinharem. Tempera-se com sal (mas com o cuidado para não exagerar no sal), pimenta, colorau e alho em pó. Coloca-se o tomate cortado em cubinhos e depois de mexido deixa-se ferver para cozinhar e apurar. Por fim adiciona-se a salsa picada. Servi com batatas (doces e normais) fritas.

15 de dezembro de 2011

Wok de Pescada com sopa de Espargos

Gosto muito de peixe e tenho por hábito comer muito peixe mas desta vez fui enganada. Comprei uma pescada congelada grande, que até estava em promoção e pensava eu, que seria boa e que tinha sido congelada fresca. Pois sim... de certeza que não foi pois está seca e coze-la estava fora de questão. Inventei isto usando uma sopa instantanea de espargos e cogumelos frescos à mistura. Não ficou má embora tenha exagerado um pouco no sal... esqueci-me que a sopa já traz sal suficiente. Acompanhei com risotto de couve lombarda.
Pescada com Sopa de Espargos
Ingredientes:
postas de pescada congelada q.b.
1 cebola cortada em laminas finas
azeite q.b.
2 colheres sopa de mostarda
1 copo de vinho branco
sal, pimenta e alho em pó q.b.
1/2 sopa instantanea de espargos dissolvida em água quente (cerca de 1 copo de água)
200 g de cogumelos frescos laminados
salsa q.b.
bacon q.b.

Num wok coloca-se o azeite e a cebola em rodelas até murchar. Em seguida junta-se o bacon aos cubinhos pequeninos. Deixa-se cozinhar até ficarem quase fritos na cebola. Coloca-se as postas de pescada com cuidado e deixa-se fritar (uma especie de fritar). Junta-se o vinho branco e deixa-se cozinhar. Tempera-se com sal, pimenta e alho. Quando a pescada estiver quase cozidada junta-se a sopa dissolvida e os cogumelos laminados. Tapa-se e deixa-se cozinhar mexendo de vez enquanto. Quando estiver quase pronta acrescenta-se a mostarda e a salsa. Assim que pronto retira-se do lume e serve-se com um risotto de couve lombarda.

14 de dezembro de 2011

Bolo de Aniversário para o meu primo

O meu primo fazia anos (1 de Dezembro), o sortudo faz anos num feriado pelo que tem sempre esse dia de folga, bem com isto da crise, pode ter sido a última vez com feriado mas para além da prenda que lhe dei, quis fazer um bolinho para ele soprar as velas com a mulher dele. Foi muito simples porque tive mesmo muito pouco tempo para o fazer e para pensar como queria decorar. Tinha massa de açúcar branca, corante azul e umas borbuletas de confeito. Ficou assim.... era um bolo de caramelo!
Bolo do meu primo
Tinha 3 corações que representavam o meu primo, mulher e o meu futuro priminho... Chiquinho! Estou ansiosa para o conhecer. Para já espero que tenha gostado do bolinho.

Razão da minha ausência...

Estava mesmo a precisar... ir de férias! Pois é, aproveitei este feriadinho e meti mais uns dias de férias e lá fui eu para a zona mais bonita que eu conheço - Vila do Soajo, em Arcos de Valdevez.

Já lá tinha estado e claro voltei a ficar na mesma casinha (que já pûs aqui fotografias). A paz e o descanso foram sempre uma constante. Durante a noite nem um ruidinho estranho se ouvia e quanto muito só consegui ouvir a chuva a cair no telhado. Esta zona é também conhecida pela zona dos espigueiros e por esta altura existem arbustos de azevinho que contrastam com o agreste das casas feitas de granito.