Minha profissão...

29 de janeiro de 2012

Bolo Banana Caramelizada

Hoje deu-me para fazer mais um bolinho... desta vez de banana e para aproveitar o preço baixo das bananas que comprei no Hipermercado Jumbo. Estavam em conta e da maneira como eu gosto delas... para o verdinho e riginhas.

Bolo Banana

Ingredientes:
6 bananas rijas e para o verdinho ainda
2 chávenas de chá de açucar (usei 1+1/2)
3 chávenas de chá de farinha
3 ovos inteiros
1 chávena de leite
sal q.b.
1 colher de café de fermento Royal
2 colheres de sopa de becel
1 colher sopa de canela
4 gotas de aroma de baunilha
caramelo liquido q.b.

Num recipiente coloca-se o açúcar, os ovos e a becel. Bate-se muito bem. Em seguida junta-se o leite e bate-se mais um pouco. Junta-se a esta mistura a farinha com o fermento e bate-se mais um pouco. Acrescenta-se a canela em pó e o aroma de baunilha. Bate-se mais um pouco e junta-se uma banana descascada e cortada em pedaços pequeninos. De seguida unta-se uma forma de aro com manteiga mas apenas os lados da forma. A parte central barra-se com caramelo liquido muito bem. A forma deve ser anti-aderente. Cortam-se as restantes bananas em rodelas para contornar a forma e em laminas para o centro. Assim faz um desenho. Leva-se ao forno cerca de 50 minutos ou até estar cozido fazendo para isso o teste do palito.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. E é por estes e outros que lá está o raio da balança a fazer das suas ;-) mas estava muito bom mesmo e serviu para o efeito pretendido. E a minha nova prima gostou e se ela gostou o meu futuro priminho também! Jokinhas

      Eliminar