Minha profissão...

3 de fevereiro de 2012

Empadão de Bacalhau

Esta foi uma das ementas que foi feito para o fim do ano. Todos queriam bacalhau, bem todos menos eu que não sou mesmo fan de bacalhau. Mas se era para ser elaborado e não apenas bacalhau com verduras, aí já alinho. Lembrei-me de empadão por ser mais fácil de digestão e porque essa seria uma noite longa e com montes de doces e frutos secos. As doses foram a olho pelo que não sei bem as proporções mas a ideia foi ser equilibrado pelo que será 1:2:1 (batata, bacalhau e espinafres)
Empadão Bacalhau
Ingredientes:
Bacalhau cozido e lascado q.b.
Espinafres do campo q.b.
Batatas q.b.
1 cebola grande em rodelas
100 g de bacon em pedaços pequenos
1 pimento vermelho
1 pimento verde
1 pimento amarelo
alho em pó, pimenta, pimentão vermelho, sal
azeitonas q.b.
azeite q.b.
salsa q.b.
leite q.b.
1 colher de sopa de manteiga
2 + 1 ovos
3 colheres sopa de maisena
1 colher café de noz moscada

Num Wok coloca-se a cebola, bacon com azeite ao lume e leva-se a refogar um pouco. Em seguida junta-se os pimentos laminados com cerca de 1 dedo de espessura. Mexe e deixa-se murchar tapando com uma tampa durante 10 minutos. É preciso mexer de quando em quando e verificar se não precisa de um pouco de água. Tempera-se com sal, pimenta e alho em pó e pimentão. Junta-se em seguida os espinafres e deixam-se cozinhar. Reserva-se.
Entretanto num tacho coloca-se para cozer bacalhau e as batatas. Tudo junto porque eles não se zangam e poupa-se no lavar da loiça se for só um tacho. Quando cozido retira-se o bacalhau que vai ser lascado ou desfiado, consoante o tipo de bacalhau. O meu até deu para lascar pelo que os pedaços que se comiam eram grandes. As batatas desfazem-se grosseiramente com um garfo de modo a ficarem quase em puré mas ainda com pedaços mais sólidos. Mistura-se o leite com a farinha maisena, a manteiga e os ovos e deitam-se sobre o puré de batata. Tempera-se com sal (se for necessário) e noz moscada. Reserva-se.
Num pirex (no meu caso foi mesmo um tabuleiro de inox) barra-se com manteiga. Junta-se uma camada de batata, seguida de uma de legumes (pimentos, cebolas e espinafres) e outra de bacalhau. Cobre-se a última com batatas. Pincela-se com ovos batido e efeita-se com azeitonas. Vai ao forno para cozinhar. Fica assim...

3 comentários:

  1. Muito bom aspecto!! eu gosto de bacalhau de todas as maneiras mas confesso que despenso cozido! bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então és como eu. Não gosto nada mesmo nada. Mas é um bom ingrediente e até é económico. Dá para montes de coisas.
      Jokas

      Eliminar
  2. Que óptimo aspecto, é uma refeição que me agrada imenso!

    ResponderEliminar