Minha profissão...

20 de janeiro de 2010

Sapateira recheadas - A receita

Bom dia!!! Hoje acordei com uma tosse danada! Nada parece fazê-la parar. Já estou cheia de chá com mel e comprimidos para a gripe... vai ser lindo fazer a apresentação assim. Maravilhoso mesmo. Enfim... antes de me dedicar à preparação da dita, cá fica a dita: Sapateira recheada à minha moda 2 sapateiras fêmeas 2 ovos cozidos 1 frasco de molho Wisky 100 gr de miolo de marisco (normalmente uso pernas de sapateiras) sal, pimenta, piri-piri 2 colheres de pickles picadinhos miudinhos 1 colher de azeitonas pretas picadinhas pitada q.b. de pão ralado Primeiro que tudo há que seleccionar as ditas sapateiras fêmeas das macho. Eu conheço-as. Basicamente é ver a parte debaixo, uma capinha que deverá ser grande e vermelha. A dos machos é mais pequena e mais descorada. Em caso de dúvida o melhor é ir comparando umas com as outras. Devem ser bem pro pesadinho. Só estas é que estão cheias ou quase cheias de ovinhas. Eu costumo comprá-las nos supermercados congeladas mas já as comprei frescas num "aquário" próprio para as criar. Assim não se consume tudo o que existe no mar. Não é a mesma coisa mas serve. Cozo por 15 minutos em água fervente com uma macheia simpática de sal. Depois de cozidas tiram-se e reservam-se para irem arrefecendo. Entretanto cozem-se os ovos. Tiram-se a casca e emigalham-se para uma tacinha com um garfo. Eu uso o ovo todo e a razão é mais de aproveitar o ovo. Quem quiser coze mais 1 ovo e tira só a gema que deverá ser também reduzida a puré. Ferve-se por 1 minutos o miolo de camarão (pernas sapateira) para não ter bactérias e deixa-se arrefecer. Quando fria reduz-se a puré ou desfia-se um pouco. Com as sapateiras arrefecidas limpas reserva-se a carapaça para colocar lá o recheio. Ao interior da sapateira junta-se os ovos picadinhos, molhos, pickles, azeitonas, sal, pimenta, piri-piri e um pouco de wisky. Ás vezes fica um pouco liquido pelo que não faz mal juntar o pão ralado. Mexe-se tudo bem e rectifica-se os temperos. Se tudo estiver ok enche-se as carapaças das sapateiras e decora-se a gosto. Pronto! Nada complicado e saboroso. Acompanha-se com tostinhas pequeninas e um bom vinho verde geladinho. Como tenho antecedentes minhotos usei um bom vinho verde minhoto.

4 comentários:

  1. hummmmmmmm
    deve ser bom, a ver pelo aspecto...

    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  2. Podes crer que ficam mesmo uma delicia. Faço com alguma frequência. Meu pai adora sapateira e esta é uma maneira gostosa de a comer.

    ResponderEliminar
  3. Quanto á tosse, xarope de cenmoura é muito bom,,,
    tens a receita no meu blog...
    Jnihos fofos

    ResponderEliminar
  4. Olá Annie!
    Cá vim retribuir as visitas...
    Aqui tens uma receita que gostava de fazer... sp q as vejo nos aquarios penso:
    -... que bom era comer uma sapateira recheada hj!
    Mas depois logo vejo que não é por falta de receita, mas sim por pensar que as tenho de meter vivas no tacho.... não consigo.
    Falas nas congeladas, por acaso já vi, mas nem me ocorreu!!
    Vou ver se ganho coragem!!!

    Agora que já me coloquei na posição de seguidora, vou a companhar os teus quitutes!

    Beijo

    ResponderEliminar