Minha profissão...

20 de outubro de 2011

Coelho na Púcara

Ainda numa fase de limpeza de antigo congelador... pois, o meu novo frigorifico ainda não chegou!! Buááá... mas enfim, à que limpar o congelador para não estragar comida quando tiver que esperar 24 horas para puder ligar o novo. Á que deixar o novo frigorifico em repouso pelo menos durante 8 horas por causa do gás e depois o restante do tempo sem nada para começar a arrefecer. Sendo assim apanhei uns lombinhos de coelho que tinha por lá e lembrei-me de utilizar um utensilio que uso apenas para enfeita e que estava numa prateleira... usei então o púcara para 2 pessoas. Fácil de fazer e não suja lá muita loiça.



Coelho na Púcara
 Ingredientes:
Batatas q.b.
lombinhos de coelho (usei apenas lombinhos pois têm mais carne e são fáceis de comer)
1/2 lata de tomate pelado
1 cenoura
1 cebola
vinho branco q.b.
pimento vermelho de conserva
sal, pimenta, alho em pó, folha de louro
coentros
oregãos
azeite

Primeiramente tempera-se de véspera o coelho com sal, pimenta, alho em pó e uma folha louro e junta-se vinho até cobrir o coelho. Coloca-se num lugar fresco e deixa-se marinar por 1 dia.
No dia em que se irá cozinhar e num Púcuro de barro coloca-se no fundo 1 pouco de azeite e começa-se por colocar metade das batatas cortadas aos cubos, depois o coelho temperado mas escorrido do molho, o tomate, as cenouras aos cubos, a cebola. Junta-se o vinho por cima e coloca-se a restante parte das batatas. Junta-se o pimento vermelho as laminas, coentros e oregãos. Acrescenta-se o molho da marinada e fecha-se o Púcaro para ir ao forno cozinhar. A meio de cozedura retificam-se os temperos pois pode precisar de um pouco mais de sal. O que fiz precisou.
A casa ficou com um cheirinho que nem vos conto. Servi no Púcaro e sem mais nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário