Minha profissão...

4 de outubro de 2011

Doce de Tomate


Doce de Tomate

Era tanto o tomate que a solução só de o congelar não era o suficiente. Então para não só dar como comida extra aos patos e galinhas, resolvi fazer um doce de tomate com a ajuda da minha mami. Aliás foi ela que ia dizendo as medidas. O que era preciso era uma boa dose de paciência e tomate, claro.
O tomate foi previamente lavado, escorrido, descascado, cortado aos gomos, retirado sementes e posto a escorrer para sair o máximo do liquido que ele próprio cria. Trabalho??? Nem vos conto... deu mesmo muito. Até me esqueci de tirar a fotografia com ele nos frascos. Esta é bem no inicio do doce.

Ingredientes:
4 kg de tomate pelado e preparado
3 kg de açúcar (retirei bastante açúcar porque o tomate é doce)
1 casca de um limão inteiro
1 pau de canela

Num tacho coloca-se o tomate, açúcar, raspada de limão e o pau de canela ao lume. Mexe-se com cuidado e deixa-se a cozinhar em lume lento. Demora e até chateia mas fica delicioso. De quando em vez volta-se a mexer de cima para baixo. O volume irá reduzir bastante e lá teremos que fazer o tal ponto para doce, testando num pratinho de tempos em tempos. Quando estiver no dito ponto, desliga-se o lume e deixa-se a arrefecer. Coloca-se em frascos limpos e voilá!!


Sem comentários:

Enviar um comentário