Minha profissão...

19 de agosto de 2011

Fériassssssssssssssssss...............

É hoje!!! Finalmente chegou o tal dia!
Vou de férias... e melhor, vou de férias em Portugal. A ver vamos se eu consigo dar uma ajudinha a este país.

Depois conto... vou andar pelo Norte do país. Menos quente e muito bonito. Podem apostar.
As receitas irão ser feitas mas na base do caracol... lentas, muito lentas.

Até o meu regresso....

18 de agosto de 2011

Lacinhos de Massa Filo com Maçã

Certo é que precisava de acabar com o que sobrou da massa filo. Assim aproveitei esta massa e resolvi fazer esta sobremesa. Pelo menos tem maçã e a ideia é ser menos calórica possível. Demora mesmo muito pouco tempo e o resultado até a mim me surprendeu. Divinos!
Massa Filo com Maçã
Ingredientes:
Massa Filo
3 Maçãs reinetas
canela, açúcar amarelo, noz moscada q.b.
Mel
Manteiga
Rum
Água

Começa-se por fazer o puré de maçã. Num recipiente colocam-se as maçãs reineitas descascadas e cortadas ás rodelas. Acrescenta-se 2 colheres sopa de água e 2 colheres de sobremesa de rum. Acrecenta-se 3 colheres de sopa de açúcar amarelo e canela e leva-se ao microondas por cerca de 7 minutos (o tempo depende muito do microondas, mas a ideia é criar um puré). Desfaz-se as maçãs com um garfo para ficar em puré.
Entretanto pega-se nas folhas filo e cortam-se em 4 partes cada folha. Pega-se em conjuntos de 2 folhas. Pincela-se cada um destes pedaços com manteiga e em cada pedaço coloca-se uma colher de sobremesa de puré de maçã. Enrola-se e nas extremidades faz-se enrola-se como rebuçados. A ideia é fazer um lacinho. Coloca-se num tabuleiro forrado com manteiga e pincela-se com mel q.b.
Leva-se ao forno para alourarem. Garanto isto: Ficam estupendos! Eu que até nem queria nenhum, só o cheirinho fez-me comer 3 logo de seguida e melhor... a ideia "an apple by day keeps the doctor away" cumpre-se deste modo. Experimentem...

17 de agosto de 2011

"Msakhan" - Rolinhos Massa Filo com Frango


Rolinhos de Massa Filo com Frango Assado
Desde que estiveram na minha empresa dois estagiários que me mostraram o quanto saborosa era a comida do país deles que tenho sido tentada a procurar receitas que eu possa fazer e saborear. Desta vez resolvi fazer uns rolinhos de massa filo recheados com pedaços de frango assado. Na verdade foi uma adaptação da receita original Dedemed blog. Ficou muito deliciosa e que foi acompanhada de uma saladinha de tomate, alface e pepino, bem Portuguesa.


 Msakhan
Ingredientes:
Pedaços de frango assado
azeite q.b.
1 cebola
1/2 pimento
3 tomates médios
1 caldo knorr bifes
1 latinha de rebentos de soja
folhas de rucula q.b.
sal, pimenta, noz moscada, alho em pó
sementes de sesamo moidas
1 pacote de folhas silo


Num Wok coloca-se a cebola com o azeite até dourar um pouco. Acrescenta-se o tomate e o pimento. Mexe-se com cuidado e de cima para baixo. Quando estiverem mais murchos junta-se o caldo knorr bifes. Acrescenta-se a latinha de rebentos de soja e umas folhas de rucula cortados as rodelas grossas. Mexe-se bem e tempera-se com um pouco sal, alho em pó, pimenta, noz moscada, sementes sesamo moidas e mostarda. Deixa-se apurar mexendo sempre e com cuidado. A ideia é ficar esta mistura quase seca, isto é, os liquidos do cozinhado vão ter que ser evaporados. Reserva-se.
Entretanto pega-se na massa filo e corta-se ao meio. Pega-se em 2 folhas e pincela-se o topo delas com manteiga. Coloca-se um pouco do recheio e enrola-se um pouco. Dobra-se em seguida os lados do rectangulo e em seguida continua-se a enrolar tudo. Coloca-se num tabuleiro uma a uma e salpica-se com sementes de sesamo. Leva-se ao forno até alourar.

9 de agosto de 2011

Tarte Fingida

Como prémio de final de estágio resolvi fazer aos estagiários uma tarte fingida mas só porque não tinha natas em casa.
Tinha isso sim uma lata de leite condensado cozido. Então pegando nessa latinha e num pouco de leite e eís que arranjo um recheio algo catita. Não provei pelo que não sei se resultou...
Tarte Fingida
Uma nota para não lhes acontecer o mesmo. Convém mesmo deixar arrefecer a tarte e só depois é que se coloca o açúcar. Ao pôr ainda morno porque ia dormir e de manhã quando acordo ... vejo que está derrretido! :-( fiquei uma ursa mas enfim.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado cozido (usei marca Nestlé)
1 lata de leite (usei a mesma lata como medida)
2 colher sopa de farinha maisena
sumo de 2 limões
raspa de 1 limão
açúcar em pó q.b.
canela em pó q.b.

Num recipiente coloca-se o leite condensado, leite, raspas de limão, sumo e farinha maisena.
Mexe-se bem até ficar uma mistura homogenea.
Coloca-se num fundo de uma tarteira forrada com a folha de massa folhada com o papel retirado.
Leva-se ao forno a cozer até ficar o palito quando colocado seco.

Quando arrefecida salpica-se com açúcar em pó e enfeita-se com canela. Eu fiz uns corações.

7 de agosto de 2011

Crepes de Frango com Cogumelos

Continuando na minha nova mania de fazer crepes com a minha nova máquina, fiz para o almoço algo com crepes e com frango assado desfiado que tinha no frigorifico. Aproveito sempre aquelas partes do frango que ninguém aprecia lá muito. São quase sempre peitos de frango assado no churrasco. Desfios e congelo. Quando quero fazer algo é muito simples. Estão já cozinhadas e é só dar um jeito qualquer, desta vez aproveitei um restinho de cogumelos congelados e uma sopa knorr de cogumelos.

Crpes com Frango e Cogumelos
Ingredientes:
4 folhas de cogumelos (com aquela receita que fiz para crepes simples, mas nestes não coloquei açúcar)
1/2 sopa em pó knorr de cogumelos
1/2 embalagem de cogumelos diversos congelados
1 colher sopa de massa de pimento vermelho
coentros q.b.
alho em pó, pimenta e piripiri
1 caldo knorr natura de legumes
azeite q.b.
1/2 copo água
1/4 vinho branco
frango assado desfiado q.b.
Farinha maisena
10 azeitonas sem carroços

Num Wok coloca-se um pouco de azeite a aquecer. Junta-se quase de imediato os cogumelos e mece-se bem. Quando começar a água dos cogumelos a esgotar-se adiciona-se o frango desfiado, a colher sopa massa pimentão e tempera-se com alho, pimenta e piripiri. Mexe-se de quando em vez. Acrescenta-se os liquidos (água e vinhos) e por fim os coentros. Acrescenta-se a farinha maisena desfeita num pouco de água e as azeitonas. Quando pronto retifica-se o sal e deixa-se a arrefecer um pouco.
Pega-se nas folhas de crepes. Coloca-se em cada uma delas o recheio acabo de fazer e enrola-se.
Servi com uma salada de beringela grelhada (receita está aqui também, http://nebsallu.blogspot.com/search/label/Beringela%20e%20saladinhas) e foi uma boa refeição leve e melhor... deu para aproveitar o frango, as beringelas que o meu pai semeou e deu para experimentar os ditos crepes.

6 de agosto de 2011

Crepes Simples

Ontem comprei uma máquina para fazer crepes. Já andava de olho neste tipo de máquina à muito tempo. Ontem comprei-a... por 32.90 euros. E hoje claro... toca a fazer crepes.
Para o lanche fiz uns quantos doces que rechei com chocolate de nata (marca Pingo Doce) e dobrei em triangulo.
Esqueci-me de tirar fotografias tal foi a vontade de os provar mas ainda ficaram uns simples dos quais tirei fotografia. A receita tirei-a do livrinho que tinha incluído.

Pensava que era mais facil espalhar a massa. Sem dúvida que ainda tenho de aprender melhor a espalhar mas para primeira vez até que ficaram catitas. Que me dizem?

Crepe Doce
Ingredientes:
200 g farinha
2 ovos
2 colheres de sopa de óleo
1 pitada de sal
2 chávenas de leite
1 colher de sopa de açúcar
raspa e sumo de um limão

Numa tigela coloca-se a farinha, o óleo, o leite e mexe-se bem com uma varinha até ficar sem grumos.
Adiciona-se em seguida o sal, o açúcar e raspa e sumo de limão. Coloca-se a máquina dos crepes para aquecer com um bocadinho de óleo que é espalhado com um papel por toda a superficie do aparelho. Com uma concha coloca-se a massa em que cada concha dá um crepe. Existe uma espatua mas eu não me ajeito muito com ela. O que começei a fazer foi espalhar o creme levantando o aparelho e fazendo rodar em circulos para a massa se espalhar por toda a área. De certeza que não se deve fazer isto mas não consigo fazer crepes de jeito de outro modo. Aceitam-se sugestões.
Concerteza que esta minha nova mania é para engordar. Farinha e óleo?!? Bem... espero não ficar uma bolinha com esta minha nova mania.

3 de agosto de 2011

Arroz de Tomate com rissois de leitão (Lidly)

Tinha que me queimar. Desta vez foi em cheio na minha mão. A razão foi simplesmente a tirar a #@%$&& dos pimentos marrons. Pois... resolvi fritar estes pimentinhos para acompanhar o meu arroz de tomate. Ficou assim e quanto aos pimentos... meninas, estão mesmo picantes! Livra!
Arroz de tomate
Quanto ao arroz foi basicamente feito com produtos da minha horta.

Ingredientes:
2 tomates
1/2 cebola
2 chávenas de arroz
1/4 pimento
1 caldo knorr natura de legumes
sal, pimenta q.b.
azeite q.b.

Num tacho coloca-se a cebola em laminhas fininhas com azeite para refogar um pouco. Quando loirinha coloca-se o tomate picado e mexe-se bem. Em seguida coloca-se no tacho o pimentos em pedaços pequeninos e volta-se a mexer. Junta-se o arroz e o caldo legumes. Mexe-se bem e deixa-se a estufar por uns 3 minutos. Em seguida acrescenta-se a água (coloca-se 4 chávenas de água morna) para ferver. Tempera-se com um pouco sal e pimenta. Deixa-se cozinhar e a água evaporar. Fica vermelhinho e muito gustoso.
Acompanhei com os tais pimentos (#@%$&&  que me queimaram a mão) e com rissóis de leitão que comprei no supermercado Lidly. Fica muito bom mesmo. O problema de maior é muitos fritos, mas vezes não são vezes e desta vez lá foi isto. Bom... mesmo bom.

2 de agosto de 2011

A minha hortinha e do meu pai! (parte 3)




Aqui está a minha hortinha já com uma fase avançada de maturação e algumas coisas já a crescer novamente porque as antigas foram comidas... hiiihiii.
No fim... a minha fofinha guardiã!! RuKita

1 de agosto de 2011

O Meu famoso Molho de Tomate com Ovos Escalfados

Agora que temos a nossa produção de tomateiros, os tomates tem sido mais do que muitos e para além do habitual doce de tomate que vamos fazer para a próxima semana, resolvi aproveitar para ir fazendo já algo com os tomates para além da salada tipica. Desta vez aproveitei para fazer o meu molho de tomate que eu tanto gosto.
Molho Tomate com Ovos Escalfados
Ingredientes:
Tomates q.b.
1 cebola
6 batatas médias
4 ovos
sal, pimenta, alho em pó, q.b.
coentros picados, q.b.
azeite q.b.
1 caldo knorr legumes natura
1 copo cheio de água morna
1 copo vinho branco
1 pimento partido os cubos

Num tacho coloca-se a cebola cortada em meias luas fininhas para refogarem um pouco.
Entretanto numa tacinha corta-se o tomate aos cubinhos já pelados.
Assim que a cebola estiver murcha coloca-se o tomate e o pimento aos cubinhos para estufar. Quando levantar fervura junta-se as batatas aos cubinhos pequeninos e acrescenta-se o copo com água morna. Adiciona-se o caldo knorr e o vinho branco. Mexe-se bem e deixa-se cozinhar um pouco. Assim que estiver meias cozinhadas junta-se os ovos, um a um para não se pegarem. Mexe-se com muito cuidado para não perderem a forma. Acrescenta-se os coentros picados e serve-se sobre uma cama de pão alentejano cortado aos cubinho.

Cheese Cake de Morangos

Aqui está mais um cheese cake a pedido dos meus novos amigos arabes. Queriam de morango mas por já não ser a época deles, pelo menos eu não os encontrei ao natural, foram mesmo comprados congelados.

Cheese Cake de Morangos

Os meus amigos arabes

Ingredientes:
3 queijinhos com 200 g
1 pacote de natas para chantily com 2 dl
1 pacote bolachas de torrada

200 g de açúcar
2 limão
8 folhas de gelatina incolor
2 colheres sopa água a ferver
2 colheres sopa água fria
3 colheres de sopa de margarina de soja
8 colheres sopa bem cheias doce morango (marca Pingo Doce)
Morangos congelados


Numa tigelinha coloca-se as folhas de gelatina com água fria com o objectivo de amolecerem. Entretanto picam-se as bolachas. Misturam-se com a margarina de soja até ficarem humidas e o puré de bolacha tipo granulado. Coloca-se numa forma de aro e com fundo amovivel. Calca-se bem e assim vai formar um fundo para este cheese cake. Vai ao frigorifico para solidificar melhor.

Num tachinho coloca-se metade do açúcar e sumo de 1 limão. Mexe-se e vai ao lume até ferver. Acrescenta-se 2 colheres do doce morango e continua-se a mexer por mais 5 minutos. Quando pronto reserva-se até arrefecer.
Com a base do cheese cake já mais fria deita-se este doce. Espalha-se bem e vai ao frigorifico solidificar.
Agora o recheio. Num recipiente coloca-se os queijos frescos e batem-se com uma varinha mágica até ficarem em creme. Acrescenta-se agora a gelatina escorrida e dissolvida em água quente com as duas colheres de sopa água quente. Reserva-se.
Noutro recipiente batem-se as natas até ficarem chantilly.

No creme de queijo com a gelatina juntam-se agora as natas batidas com cuidado. O creme fica espesso e muito suave.
Deita-se este creme sobre a base do cheese cake, a tal forma em que a base é de bolacha e já com uma camada de recheio de doce morango. Vai ao frigorifico. Como fiz de véspera ficou esse tempo todo no frigorifico a solidificar.

No dia e num tachinho faz-se um doce de morango colocando o outra metade de açúcar, o sumo de 1 limão e os morangos. Deixa-se ferver por mais 5 minutos. Reserva-se até arrefecer.
Quando frio coloca-se a cobertura feita.

Para que os meus "meninos", os Arabes que vieram fazer o estagio na minha empresa, escrevo esta receita que tanto gostaram em inglês. Desculpem o meu problemático inglês, certo?
"Here is one more cheese cake at the request of my new arab friends.
They wanted a strawberry cheese cake but becauseit is not the season for them, at least I not found in a natural so I decided by frozen.

Ingredients:
3 fresh milk cheese
1 package of creem
1 package of biscuits rostead
200 g of sugar
2 lemons
8 sheets of gelatin
2 tablespoons soup boiling water
2 tablespoons soup cold water
3 tablespoons soya margarine
8 tablespoons of strawberry jam
frozen straberry

In a bowl put the leaves of gelatine in cold water with the aim of melting. Meanwhile reduce the biscuits in very small fragments (almost dusty).
Mix it up with the margarine of soybeans until they get wet and the mashed biscuit granulated type. Place it in a form of aro and with removable bottom. Pants well and thus will form a base for this cheese cake. Go to the fridge to solidify better.
In a pan puts half of the sugar and the juice of 1 lemon. Mix well and put on the flame until it boils. Adds 2 tablespoons of sweet strawberry and continues to stir for another 5 minutes. When ready reserves until cool.
On the basis of cheesecake already cold add this sweet. Spreads well and again put it into the refrigerator to solidify.
Now the filling. In another plastic bowl  beat the fresh cheese  with a magic wand until they get in cream. Add to the gelatine the hot water for dissolving the sheets of gelatine.
Reserves. In another vessel beat the cream until they get whipped cream.
Pour the cream on the basis of cheese cake and sweet strawberry jam. Go to the fridge.

Arroz Marisco

Arroz Marisco
Esta é a minha maneira simples e económica de preparar arroz de marisco. Fica muito boa e saborosa e nada é nada cara. Este prato fiz para 4 pessoas, duas delas são os estagiários Arabes e a ocasião foi um jantar para mostrar um pouco a nossa cozinha portuguesa.

Ingredientes:
500 g camarões congelados
1 pacote 500 g preparado para arroz marisco (incluíu berbigões, camarões fingidos, mexilhôes e lagosta)
1 tomate fresco e pelado
1 cebola
3 chávenas de arroz
sal, pimenta, alho em pó q.b.
1 caldo knorr natura legumes
1/3 sopa instantanea de marisco Knorr
1 copo água quente
coentros picados
azeite q.b.

Num tacho coloca-se azeite com a cebola picada ao lume. Quando estiver um pouco alourada coloca-se o tomate picado. Mexe-se bem. Em seguida coloca-se o caldo knorr natura e os berbigões, mexilhões e lagosta. Deixa-se cozinhar um pouco. Acrescenta-se a água quente e os camarões. Em seguida junta-se a sopa instantanea e um pouco mais da água. Tempera-se com sal, pimenta e alho em pó. Deixa-se cozinhar um pouco mais até a água ficar reduzida a 1/3 e os sucos dos mariscos começarem a largar um cheirinhos fabuloso.
Coloca-se o arroz em seguida e mexe-se um pouco mais. Quando estiver quase ao ponto acrescenta-se os coentros picados, e os camarões fingidos e um pouco de piri-piri. Deixa cozer por mais um tempo e serve-se logo de imediato.

Para os pequenos foi divertido fazê-lo pois participaram e muito na sua confecção. Em termos de gostarem... bem, gostaram muito! Conseguia vê-los a degostar bem deliciados. Boa!

"SeaFood Rise"  -  Typical Portuguese Dish
Ingredients:
500 g frozen shrimp
1 package 500 g prepared for rice shellfish (with Cockles, mussels and lobster)
1 fresh peeled tomato
1 onion
3 cups of rice
salt, green pepper,
garlic
1 vegetebal knorr natura
1/3 powersoup of shellfish Knorr
1 glass hot water
Chopped coriander
Olive oil
 
In a pan put olive oil with the minced onions on the stove.
When a little tawny add the chopped tomatoes.
Stir Very good.
Then place the broth knorr natura and the cockles, mussels and lobster. Let it cook a little. Added to this is the hot water and shrimp. Then add the soup instantaneously and a little more of the water. Season with salt, pepper and garlic powder.
Then place the rice and stir a bit more. When the rise is almost to the point add the chopped coriander, and a bit of spice. Let cook for 2 more minutes and serve immediately.