Minha profissão...

24 de outubro de 2011

Lombinhos com Tâmaras e Mel

Hoje deu-me para ter uma refeição mais elaborada e um pouco diferente. Resolvi então fazer lombinhos de porco, recheados com tâmaras e coentros, pincelado de mel e bacon.


Lombinhos com Tâmaras e Mel acompanhado de arroz Arabe e salada mista
Ingredientes:
2 Lombinhos de porco
sal, pimenta e alho em pó q.b.
massa pimentão q.b.
100 g tâmaras
3 colheres sopa mel
água q.b.
1/2 copo de vinho branco
coentros q.b.
azeite q.b.
1 caldo knorr natura legumes

Num tigela e de véspera tempera-se os lombinhos com sal, pimenta e alho em pó. Junta-se o azeite e o vinho branco. Cobre-se os lombinhos e deixam-se a ganhar sabor de um dia para o outro. O azeite vai cortar o sabor de porco da carne e torna-a muito macia.
No dia a seguir corta-se no sentido longitudinal e ao meio, os 2 lombinhos. Coloca-se um pouco do molho em que eles estiveram a marinar e em cima as tâmaras picadas, os coentros picados, o caldo knorr picadinho e 2 colheres de mel. Fecha-se os lombinhos com ajuda de um fio de cozinha. Cobre-se o lombinho com fatias de bacon e pincela-se com o mel e o liquido restante. Acrescenta-se um pouco de água se for necessário. Leva-se a forno médio para cozinhar cobrindo inicialmente com papel de aluminio que é retirado a meio da cozedura para corar.
Servi com um arroz arábe cuja a receita já a coloquei aqui e uma salada mista (alface verde, alface roxa, pimento vermelho assado, azeitonas e rucula).

3 comentários:

  1. Gostei bastante da tua sugestão, tanto a carne como o arroz estão fantásticos!

    ResponderEliminar
  2. Annie gostei muito desta receita, muito diferente a utilização da Tâmara. Gostei demais.
    Bjo

    ResponderEliminar
  3. Obrigada meninas. Soube-me muito bem. Jokas

    ResponderEliminar