Minha profissão...

5 de abril de 2010

Folar da Páscoa

Aqui está o que quase não tive tempo de tirar a fotografia! Páscoa sem folar seria uma não Páscoa, se é que se pode ter uma não Páscoa.
Seja como for a receita é super badalada... eu apenas modifiquei um pouco para se tornar mais parecida com os folares do norte, da Régua. Que ainda me lembro e era uma criança.
Ingredientes:
1 pacote de farinha de Brioche da Nacional
220 ml de água morna
2 colheres de chá de canela em pó
1 colheres de chá de erva doce em grãos
1 cálice pequenino de águardente velha
3 colheres de sopa de açucar
1 colher sopa de azeite
Na MFP, junta-se os liquidos primeiro e depois os sólidos, quero eu dizer, primeiro a água morna, aguardente, azeite, farinha, açucar, erva doce e canela. Mistura-se tudo durante 1.30 h, o que equivale a amassar apenas.
Retira-se para um tapete de silicone e sova-se a massa com um pouquinho de farinha. Na realidade é só para ela não se colar as mãos. Faz-se uma bolinha que depois vai ser achatada e para ter espacinho para 3 ovos cozidos com casca de cebola para terem cor castanha. Reserva-se entretanto um pouquinho de massa para colocar por cima dos ovinhos. Pincela-se com ovo batido em um pouquinho de água.
Deixa-se levedar por 30 minutos. Coloca-se num forno quente e deixa-se cozinhar durante 30 minutos mais. Faz-se o teste do palito para ver se está cozinhado e pronto!! Cá está ele, quentinho e docinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário