Minha profissão...

24 de abril de 2010

Perca au Porto

Este fim de semana fiquei por cá... meu melguinha trabalhou ao sábado e eu lá tive que ficar com grande pena minha pois gostava de ter visitado os meus pais e os meus cachorros. Enfim... para a semana vou. Depois de perder a paciência em Supermercados comprei uma Perca que resolvi assar no forno com legumes, com vinho do Porto e ao vapor. Querem ver?

Ingredientes:
1 rabo de Perca
1/2 embalagem de favinhas congeladas (usei marca Pingo Doce, são pequeninas mas muito tenrinhas)
1 courgette cortada aos cubos
1 cenoura cortada às rodelas
2 tomates
1 caldo "knorr natura" legumes
sal, pimenta, piri-piri, alho em pó, coentros frescos picados
1/2 copo de vinho do Porto de boa marca
1/2 copo de água morna
2 batatas
250 gr cogumelos

Forra-se um pirex com folhas de aluminio. Coloca-se uma folha na horizontal e outra na vertical de modo a criar uma especie de caixa. Dentro coloca-se o rabo da Perca envolvida em azeite. A volta colocam-se as favinhas, cenoura às rodelas, courgette aos cubos e tomate picado. Junta-se as batatas aos cubos e os coentros. Pica-se um pouco o caldo "knorr natura de legumes". Tempera-se com sal (pouco), pimenta, piri-piri, alho em pó. Pica-se os coentros e colocam-se por cima. Corta-se ao meio cada cogumelo. No meu caso usei uns que tinha congelado. É fácil congelar cogumelos fresco que sobram. Pegam-se neles, lavam-se e secam-se. Depois colocam-se num saquinho de plástico e congelam-se. É uma boa maneira de aproveitar aqueles cogumelos frescos que compramos em supermercados e que sobram sempre.
Deita-se o vinho e água morna por cima e cobre-se com as abas do papel de aluminio, para a criar dentro vapor. Leva-se ao forno por cerca de 2 horas em lume médio. Delicia mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário