Minha profissão...

15 de abril de 2010

Massa integral de peixe

Ora bem... tinha tirado de manhã peixe. Eu sei que peixe faz bem à saúde etc mas peixe cozido nem sempre faz os meus olhos bonitos. Então puxei pela cabeça para na verdade fugir ao peixe cozido. Querem ver o que saiu??? Pois uma massinha de peixe deliciosa e que mereceu um vinhinho João Pires que andava a fazer negácias ao meu melguinha! Mas soube mesmo bem o conjunto.

Ingredientes:
Massa q.b.
2 cenouras as rodelas finas
1 nabo aos cubinhos
azeite q.b.
2 tomates pelados
2 postas de peixe (usei Perca e Pescada, o que tinha para cozer)
1/2 pacote de Rutula lavada e pronta
coentros q.b.
sal, pimenta, alho em pó, piri-piri
1/2 lata de feijão manteiga pequena
1 caldo knorr para massas

Comecemos então por limpar bem o peixinho e corta-lo em 3 pedaços cada. São pequenos pedaços mas suficientemente grandes para serem cozinhados deste modo. Temperam-se com sal um pouco.
Num tachinho coloca-se o azeite para aquecer, normalmente cobre o fundo do tacho. É quase o necessário... não gosto de muita gordura. Quando quente, junta-se as cenouras e o nabos já cortadinhos mais os feijões (na realidade os feijões vão ser quase desfeitos na cozedura mas o objectivo é irem engrossar o molho e darem um sabor mais ao peixe). E mexe-se bem e deixa-se ferver um pouco no azeite. Depois junta-se 2 chávenas de água morna e os tomates cortadinhos. Mexe-se, deixa-se ferver e cozinhar mais um pouco. De seguida coloca-se mais água quente e junta-se o peixe com cuidado e o caldo knorr. Mais água que vai ser juntada para criar espaço a cozedura da massa. Junta-se a rutula e os coentros (algo verde para contrastar com a massa integral que é castanha). Deixa-se cozinhar temperando com o sal, piri-piri, pimenta e alho em pó. Por mais 30 minutos fica tudo pronto. Servi então com o tal vinhinho João Pires que fazia as delicias mesmo sem a comidinha. Frutinha e voilá...

Sem comentários:

Enviar um comentário