Minha profissão...

10 de abril de 2010

Pão de Deus

E cá estou eu de novo e após um lanchinho como este... se não vejam...
Ingredientes:
225 ml água morna
500 gr farinha brioche (a que usei foi da Nacional)
1 laranja (sumo)
2 colheres sopa de águardente velha
2 colheres de sopa de açucar
2 ovos
100 gr de coco ralado
75 gr de açucar
1 colher sopa de açucar em pó
Na MFP, junta-se a água morna, o sumo de laranja, aguardente, canela e farinha. Programa-se a MFP para amassar... no meu caso foi programa 7 e que demora 1.30 minutos.
Quando pronta retira-se para uma bancada enfarinha e amassa-se um pouco. Forma-se uma bola e deixa-se descansar por volta de 10 minutos. Findo este tempo cortam-se 10 pedacinhos de massa e formam-se 10 pequenas bolinhas que vão ser colocadas num tabuleiro forrado com um tapete de silicone. Convem deixar espaço entre elas porque vão crescer quando são deixadas a levedar por mais 1 hora. Findo este tempo pincelam-se com ovo batido e coloca-se uma massa feita com o coco, açucar e ovo. Forma-se pequenos montinhos de coco que vão ser colocados em cima de cada bolinha. Leva-se ao forno médio até o coco estar coradinho e o bolo cozido. Retiram-se do forno e polvilha-se com o açucar em pó.
Eu comi um destes bolinhos juntamente com um chá verde com romã que trouxe de Edinburgh, quando por lá estudei. Foi um magnifico lanchinho que eu e o meu melguinha comemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário