Por andar a brincar com as templates acabei por perder informação acerca do dia em que resolvi começar esta brincadeira culinária. Não faz mal... faz de conta que comecei hoje! Vale???
5 de abril de 2010
Trança de Mirtilos Vermelhos
Este é o aspecto final desta trança de mirtilos vermelhos que fiz para ser comidinha na Páscoa. A massa é muito equivalente ao folar da Pascoa mas com a variante de adicionar passas de mirtilo vermelho e licor de Cereija.
Ingredientes:
1 pacote de farinha para brioche
220 ml água morna
4 colheres sopa de açucar
1 colher chá de canela
1 colher de sopa de mel
150 gr de mirtilos vermelhos picados grosseiramente (desidratados)
1 colher sopa de azeite
1 colher chá de aroma de baunilha
Na MFP (Máquina de fazer pão) coloca-se a água morna, aroma de baunilha liquido, mel e o azeite. Despeja-se todo o conteúde do pacote de farinha para brioche. Junta-se o açucar e a canela Activa-se a máquina para o programa de amassar e que dura por volta de 1.30 hora. Quando apitar uma vez junta-se os mirtilos picados e deixa-se completar o programa amassar. Das vezes que fiz a massa nunca cresceu muito... acho que deve-se ao peso dos mirtilos mas não faz mal porque ela vai levedar na mesma. Quando finalizar retira-se da MFP e coloca-se sobre um tapete de silicone (é o que uso mas como desta vez não o tinha foi mesmo sobre uma folha de papel vegetal, o que resultou na mesma) e amassa-se com as mãos untadas de azeite. Quando tiver resistente ao toque, retira-se 3 pedaços de massa e formam-se cilindros com ela. Pegando nos 3 forma-se uma trança tal como fazemos ao cabelos. Pincela-se com ovo batido com algumas gotas de água e vai ao forno até cozer... por volta dos 200ºC leva cerca de 20 minutos. Caso se queira mesmo verifica-se com o palito que deverá sair seco. E pronto... fica linda e saborosa. Não é muito doce pelo que se substituirmos o açucar por um sintético acho que pode servir para os diabéticos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário