Minha profissão...

20 de abril de 2010

Sopa Grão com agrião


Ora viva! Ontem segunda feira foi o tal dia de mau humor. A sério, recomeçar a trabalhar depois de dois diazitos muito bem passados custa! E como custou. O meu humor estava tão em baixo que nem a cozinha me fez animar. No entanto fartei-me de trabalhar. Uma das coisas que fiz foi sopinha para a semana... queria eu, mas se der para amanhã quarta ficarei muito contente.
Fiz então uma sopinha de grão que comprei a vulso num supermercado (Intermarche) por ser bem mais económico e de melhor qualidade. Garanto-vos que o sabor é bem diferente do que se eu tivesse comprado já embalado.


Ingredientes:
500 gr de grão de bico por cozer
sal e azeite, q.b.
1 batata
2 cenouras
1 nabo
2 cebolas
1 pacote de agriões já lavado (comprei marca Pingo-Doce, embalado em folhinhas e lavado, muito prático mesmo)
água q.b.

Numa panela de pressão coloca-se água, sal, grão, batata, cenoura, nabo e as cebolas cortadas aos cubos ao qual adicionei o sal a gosto. Tapa-se e leva-se ao lume médio até ficar cozinhado. Honestamente eu nunca me entendo muito bem com esta panela de pressão. Quem gosta de dizer que sabe tudo sobre ela é o meu melguinha. A piada é que cada vez que usamos nunca acertamos lá muito... enfim, tudo cozinhou bem e demorou 20 minutos mas garanto que era capaz de ficar melhor se fosse para aí 15 minutos. 5 minutos a mais o que provocou foi um principio de puré que no caso da sopa não teve grande problema porque reduzi tudo mesmo a puré. Reservei uma tigelinha de grãos para ficarem inteiros na sopa. Após reduzir a puré mudei de panela. Não gosto de cozinhar na panela de pressão. Gosto de preservar a função dela. Juntei então noutra panela o puré de grão e dos outros legumes. Juntei o liquido de cozedura e mais um pouco de água. Quando levantou fervura juntei os agriões todos (400 gr) e o azeite. Deixei cozinhar até a sopa ficar apurada. Na hora de servir piquei grossamente 1 ovo por tigela de sopa. O ovo e os agriões fresquinhos deram à sopa um gostinho todo especial. Provem e digam-me se não é verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário