Minha profissão...

24 de abril de 2010

Queques de Chocolate com Laranja

Aqui vai ficar a minha participação no concurso da Delicias e Talentos, segunda parte - Receitas em que se use a Laranja http://deliciasetalentos.blogspot.com/2010/04/proximo-desafio-cozinhar-comlaranja.html.

Adoro queques... pena é que engordem mas eu tratei de reduzir o açucar! Talvez assim não penso muito nos quilinhos que estes queques irão acrescentar a minha pessoa. Acompanhei com um chá de flor de Laranjeira, apanhei nas laranjeiras do meu pai e sequei ao sol. Depois foi só picar e guardar num sitio seco para mais tarde usar. E foi hoje... água quente e uma colherzita de sopa destas flores picadas.
Ora a receita... usei uma chávena como medida.
Ingredientes:
1 chávena de farinha
1 chávena de açucar (usei metade)
1 chávena de chocolate negro sem açucar em pó
1 colher de chá de fermento
1/2 chávena de sumo de laranja
1 ovo
1 chávena de leite
1/3 chávena de óleo
1 cálice de vinho porto velho

Mistura-se numa tigela a farinha, açucar, chocolate em pó e o fermento. Reserva-se. Noutra tigela mistura-se o leite, sumo, o ovo e o óleo. A tigela com as farinhas vai-se juntar os liquidos e mexe-se mais um pouco. A mistura fica um pouco pro liquido mas é mesmo assim.
Como não tinha forminhas de papel usei as formas de empadas mas só as untei com becel cozinha. Se querem o meu conselho, é melhor mesmo usar ou as forminhas de papel ou untar com uma margarina mais gordurosa. As minhas sofreram com a falta de gordura e vi-me e desejei-me para as tirar. Coloca-se dentro de cada forminha untada umas colheradas desta mistura até cobrir cerca 3/4 da forminha. Quando todas tiverem cheias vai a forno médio durante cerca meia hora a forno médio. O meu equivale a coloca-lo na posição 6. Deixar arrefecer por completo e cobrir com açucar em pó. Um destes dias irei fazer uns cupcakes com esta receita. Depois mostro. Hoje foi mesmo estes queques bem portugueses.

4 comentários:

  1. Aninhas, uns queques bem portugueses e muito gostosos! Afinal, quem não gosta de chocolate aromatizado com laranja?
    Uma receita muito leve, mais saudável com pouco açúcar e só 1 ovo!
    E nada melhor que um chá de flores biológicas para acompanhar...um conjunto perfeitíssimo! :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela participação.
    Uma verdadeira delicia.
    Feliz fim de semana x

    ResponderEliminar
  3. Devem ficar bem bons e bem molhadinhos!
    Parabéns pela gulosa participação!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar