Minha profissão...

31 de janeiro de 2011

Bolo de Azeite com Erva Doce e Noz Moscada

Bem para acabar o almoço de domingo faltava um bolinho. Como o amigo do meu melguinha gosta muito de azeite coloquei também azeite no bolo. O sabor da noz moscada revelou-se espectacular e claro, tinha que juntar erva doce. É um bolo que não dá trabalho quase nenhum uma vez que não precisa de separar gemas das claras, o que para mim é excelente. Não gosto muito de lavar loiça pelo que quanto menos sujar melhor. O cheirinho que deitava pela casa é que era uma coisa do outro mundo.

Ingredientes:
6 ovos
100 ml de azeite
1 laraja (sumo e raspa)
100 ml mel
50 ml de óleo
1+ 1/2 chá canela
1 colher café noz moscada em pó
1 colher chá erva doce
300 g de farinha
200 g de açúcar (misturei metade açúcar branco com metade de açúcar amarelo)
1 colher café fermento Royal

Num recipiente bater ovos com os açúcares até ficar uma mistura fofinha e quase branca. Adicione o azeite, óleo, sumo e raspa de laranja e bata muito bem. Eu uso a minha batedeira. É fácil pois ela tem uma base rotativa que me deixa livre para ir fazendo outras coisas. Em seguida acrescenta-se a noz moscada, erva doce, o mel e a canela. Deixa-se bater por mais uns 8 minutos. Com a batedeira desligada e com auxilio de uma varinha manual acrescenta-se a farinha e fermento cuidadosamente.
Agora a pior parte... barrar uma forma circular e de buraco com manteiga e polvilhá-la com farinha. Assim que estiver cozido retira-se do forno e deixa-se arrefecer antes de desenformar. Como queria que ficasse bonitinho decorei-o com açúcar em pó embora estivesse para decorá-lo com um creme de avelãs mas faltou a paciência e ficou mesmo assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário