Minha profissão...

31 de janeiro de 2011

Rolo Carnes Fingido com Farinheira e Espinafres acompanhado com molho cogumelos

Ora aqui está um rolo carne colorido e que dá um certo trabalho a fazer. Não aconselho a fazê-lo em dias de pressa. Não irá resultar. Eis como fiz... 

Ingredientes:
Carnes diversas (usei vaca, frango e perú)
1 farinheira
1+1/2 saco de espinafres frescos já lavados
1/2 chouriço
75 g bacon
coentros frescos
sal, pimenta, alho em pó, noz moscada
1 embalagem de bacon fatiado
pão ralado
3 colheres de sopa farinha
2 ovos

Começa-se por picar a carne e reservá-la num recipiente tapado. Este irá para o frigorifico pelo menos 1/2 dia. Ainda neste dia coloca-se numa panela com água e sal os espinafres para cozer. De inicio pareciam muitos mas sabem como é... no fim de cozidos ficamr reduzidos a pouco.
Num recipiente faz-se uma base com farinha e os 2 ovos. Acrescenta-se os espinafres escorridos e picados. Mexe-se bem com uma varinha de arames. Tempera-se com sal, pimenta e alho em pó. Num tabuleiro forrado com papel vegetal coloca-se esta mistura e leva-se ao forno para assar. Pica-se com um palito para ver se está cozido. Retira-se do forno e reserva-se.
No outro dia, misturam-se as carnes picadas com um pouco de pão ralado, tempera-se com sal, pimenta, alho em pó e um pouco noz moscada. Mistura-se tudo com cuidado e à mão. Coloca-se os coentros picadis e mistura-se tudo mais uma vez.

Coloca-se duas folhas de aluminio uma ao lado da outra. Unta-se com um pouco de azeite e poe-se também um pouco de pão ralado. Em seguida com a carne picada forma-se uma camada com cerca de 1 cm da altura e de maneira que fique um rectangulo. Coloca-se em cima desta base rectangular de carne coloca-se a base de espinafres e por cima desta a farinheira liberta da casca. Com auxilio do papel de aluminio e com muito cuidado forma-se o rolo pincelando no final com mais um pouco de azeite. Em cima e depois de enrolado salpica-se com coentros picadinhos e com o bacon picado. Fecha-se o rolo com o papel de aluminio formando uma especie de rebuçado. Vai ao forno até cozinhar. Como pûs muito cedo tive que colocar o forno em lume muito fraquinho. Assim todos os sucos do lombo ficaram nele e foi neles que este lombo cozinhou. Retira-se o papel e cortam-se as fatias. O aspecto é este... fica com uma bonitas cores.

Porque fica sempre um pouco para o seco este tipo de rolo, resolvi fazer também para acompanhar um molho de cogumelos variados. A fotografia, assim que a tiver pois esqueci-me de a tirar da máquina porei logo que tiver a dita. Contudo a receita... e cá está a fotografia!

Molho cogumelos
Ingredientes:
1 emabalagem de cogumelos variados congelados (a minha comprei-a no Intermarche)
300 g cogumelos frescos laminados (comprei-os inteiros e tratei eu mesma de os laminar... bem mais economicos e o trabalho também não é tanto assim)
1/2 caldo knorr natura de legumes
azeite, sal, alho picado e pimenta q.b.
1 pacote molho cogumelos (usei um da marca branca Continente e muito bom por sinal)
1 copo brandy (o copo que usei é mais ou menos da dimensão do de vinho branco)

Num tachinho coloca-se azeite para aquecer. Junta-se quase de imediato os cogumelos congelados. Tapa-se o tacho para os cogumelos descongelarem ao mesmo tempo que cozem. Assim que estevirem quase cozinhados e o molho quase gasto juntam-se os cogumelos frescos e tempera-se com sal, pimenta, alho em pó e os coentros picados. Deixa-se a estufar por uns 10 minutos mexendo de tempo em tempo. Junta-se então o pacote de molho cogumelos dissolvido em um copo de água. Acrescenta-se o knorr e deixa-se cozinhar. Desliga-se o lume quando o molho estiver apurado. Na verdade ele fica um pouco espesso mas é normal. O próprio molho tem espessantes e os cogumelos laminados engrossam-no também. Ficou divino e acompanha bem este rolo de carne.

Sem comentários:

Enviar um comentário