Minha profissão...

8 de janeiro de 2011

Cataplana de Coelho com Alecrim e Oregãos

Isto fiz ontem, sábado, com uns lombinhos de coelho que comprei e porque ao arrumar um dos armários da cozinha  vi que tinha uma cataplana. Pois é, tinha lá este tachinho e lembrei-me de umas ameijoas à bulhão pato, que a minha mami costumava fazer. Como não tinha ameijoas mas sim coelho para fazer, não à bulhão pato, mas usando esta cataplana para um coelhinho, porque não fazer?!?!... bem, ficou muito bom, apenas um pouco de picante a mais. Este novo piri-piri que comprei no Jumbo é muito forte... mesmo, preciso ter cuidado.
Ingredientes:

12 lombinhos de coelho
3  batatas médias
pimento vermelho
250 gr cogumelos frescos laminados
2 tomates pelados picados
salsa e coentros picados
1/2 copo vinho branco
um pouco água
1 cebola
piri-piri
azeite, sal, pimenta, alho em pó
1 caldo knorr natura legumes
oregãos e alecrim q.b.


Abre-se a cataplana e colocas-se o azeite no fundo e a cebola em rodelas grossas. Leva-se ao lume até murchar e apaga-se o lume de modo a ser mais fácil de trabalhar.
Coloca-se lá dentro em seguida o coelho anteriormente temperado com vinho branco, sal, alho, pimenta, pimentão vermelho e vinho branco. Isto fiz a olho e nada tem a ver com os ingredientes da receita em si. Junta-se o liquido da marinada e as batatas em cubos. Acrescenta-se o vinho, um pouco de água, os tomates picados, os cogumelos, a salsa, os coentros, piri-piri e o pimento vermelho. Acrescenta-se os oregãos e o alecrim. Fecha-se a cataplana e leva-se a lume médio. Vai-se abrindo a tampa para verificar se o coelho está cozinhado. Quando estiver e se houver ainda molho em demasia pode-se adicionar 1 colher chá de engrossador de molhos. Resulta sempre e ajuda com os excessos de liquidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário