Minha profissão...

19 de janeiro de 2011

Pizza à la Ratatoulle

Acordei com uma vontade de comer pizza que não imaginam... depois de abrir o frigorifico reparei numas beringelas a precisar de serem consumidas, então lembrei-me de aproveitá-las numa pizza de legumes e restinhos de frango desfiado. Como me esqueci de comprar a massa tive que a fazer e depois de algumas pesquisas na net descobri uma receita nada má. Para autora da receita agradeço mas como estava num local em que as pesquisas foram rápidas acabei por esquecer de tirar o seu blog. Sorry for that!
Bom e se pensei... fiz. Ora vejam...




















Massa para pizza (usando MFP)
Ingredientes:
1.5 copo de farinha com fermento
1 colher sopa de azeite
1 pitada de sal (a gosto)
1 colher chá fermento em pó
1/4 copo água morna
azeite q.b.
oregões

Na MFP coloca-se primeiro a água morna, seguido da colher de azeite e o sal. Junta-se a farinha e o fermento. Programa-se a máquina para o programa MASSA, que demora 1 hora e 30 minutos. Quando apita retira-se da máquina e coloca-se num tabuleiro. Estende-se o mais fino possível e deixa-se repousar.

Recheio
Ingredientes:
6 colheres de sopa de molho tomate (usei molho tomate pronto marca Pingo Doce)
1 corguete
1 beringela
8 fatias finas de fiambre de perú
azeitonas pretas q.b.
150 peito de frango desfiado
1 pimento vermelho
3 fatias de queijo
1 latinha de milho doce

Começa-se por cortar as beringelas ás rodelas. Colocam-se de seguida em água temperada com sal para deixarem o ácido todo na água.
Corta-se em rodelas a corguete e o pimento.
Com a massa estendida coloca-se o tomate em cima e espalha-se bem. Coloca-se em cima o fiambre cobrindo assim o molho de tomate. Espalha-se o frango desfiado por cima.
Quando estiver todo o frango espalhado segue-se os legumes. Primeiro e a circundar a massa, as beringelas. A seguir as rodelas de corguete noutro circulo alternando com o pimento vermelho. Mais para o centro da massa coloca-se o milho doce. Adiciona-se um fio de azeite e os oregões. Salpica-se com azeitonas pretas em pedaços e o queijo. No meu caso foi só de um dos lados. Não gosto nada de queijo mas porque o mr. melguinha adora queijo lá tive que o colocar. Foi ao forno cerca de 30 minutos... e voilá, uma pizza muito saborosa.
O nome Ratatoulle veio do facto de ter os legumes cortados ás rodelas e porque adorei esse filme... até comprei o DVD para rever.

2 comentários:

  1. há bem poucos dias atrás estive a rever com a minha filha o filme Ratatui, acho que é um filme muito engraçado.
    quanto à tua pizza só tenho uma palavra a dizer: fantástica.

    ResponderEliminar
  2. Obrigaduxa. Mas a espera foi longa e com o cheirinho que deitava foi complicado a espera.
    Annie

    ResponderEliminar